A minha definição de "Mãe"

Tão pequenino e já adora a Natureza!
Mãe pressente quando uma vida cresce dentro de si, e sorri ou chora aquando do positivo no teste de gravidez. Pode sorrir ou chorar de emoção por ansiar aquela conquista há algum tempo. Ou chorar de medo e tristeza por saber que aquela pequena vida veio no pior momento da sua vida, mas ainda assim tem a coragem de lhe prometer que vai fazer de tudo para as coisas correrem bem.
Mãe ri de alegria, ou chora de emoção quando vê o seu pequenino ser, do tamanho de um feijão, naquele ecrã a preto e branco, onde já se pode ouvir o seu coração bater. Também é aquela que estremece, de alegria ou de medo, quando vem a descobrir que são duas ou mais vidas a crescer no seu ventre. E também é aquela que mantém a compostura para tentar disfarçar o pânico de o poder vir a perder como já lhe tivera acontecido antes...
Mãe é aquela que sorri por ver que está tudo bem com o seu bebé na Ecografia dos 3 meses, e também é aquela que chora quando descobre que afinal se passa algo de errado... Nessa mesma Ecografia também é mãe aquela que agoniza de medo de poder descobrir que no seu ventre aquele pequenino ser que aprendeu a amar já não tem vida, como já lhe tivera acontecido antes...
Mãe fica feliz quando descobre que irá ter um bebé do género com que sonhara, como também é aquela que não se importa quando afinal vai ser do género oposto. E também é aquela que resiste à curiosidade e decide só sabe-lo no seu nascimento.
Mãe fica feliz ou sobressaltada quando sente, pela primeira vez, aquele ser vivo a mexer no seu ventre. E também é aquela que delira quando é mais do que um!
Mãe é aquela que supera todos os exames a que a gravidez obriga, os enjoos, os vómitos, as tonturas as dores... Mas também é a felizarda que não sentiu nenhum sintoma indesejado.
Mãe é aquela que sonha como ficará o seu rebento com as roupinhas que cuidadosamente prepara para levar na mala da Maternidade!...
Mãe é aquela que supera da melhor forma as dores de parto, como também é aquela que grita e chora porque se sente incapaz de aguentar tanta dor. Tanto é aquela que decide ter o bebé por parto natural ou normal (com ou sem epidural), como aquela que o tem por cesariana.
Mãe tanto se pode apaixonar imediatamente pelo seu bebé mal o vê, como também sentir um pouco de estranheza ao início mas ir ficando enamorada com o passar dos minutos.
Mãe dá de mamar aquele leite precioso que o seu corpo andou a preparar durante a gravidez. Mas também não é menos mãe aquela que por um motivo forte se vê forçada a desistir do leite materno e opta pelo artificial.
Mãe é aquela que vê (e ajuda a) crescer o seu bebé, apreciando as suas primeiras gracinhas e encorajando nas suas pequenas conquistas. É aquela que o segura pela mão quando ele a larga e começa a andar sozinho. É aquela que o educa com o "não" e o "sim" quando são necessários.
Mãe orgulha-se do seu filho ou filha quer seja o melhor da turma na escola, quer tenha dificuldades mas que ainda assim consegue resultados positivos.
Mãe pergunta ao seu filho ou filha "o que gostarias de ser? O que te faz feliz?" e apoia para que possa conseguir alcançar o seu objetivo. Não é aquela que lhe destrói os sonhos quando lhe diz que ele ou ela tem de ir trabalhar para sustentar a casa, ainda por cima por situações de que não teve culpa alguma...
Não é aquela que, por o filho ou filha não ser o que esperava, o faz crescer a acreditar que era um inútil...
Conclusão, a minha definição de "Mãe" baseia-se em três pilares:
  1. Mãe ama imensamente o filho ou filha (ou filhos) desde o momento em que os carrega no ventre;
  2. Mãe tem orgulho do seu filho ou filha (ou filhos) enquanto os ajuda a crescer e os educa, sempre respeitando as suas diferenças;
  3. Mãe ajuda a concretizar sonhos, apoia projetos futuros e fica sempre do seu lado para que saiba que pode contar com ela para o que der e vier! 

Comentários

Mensagens populares