Alimentação do bebé - introdução da fruta (6/8 meses)

Para mim é estranho começar a dar sopas aos bebés aos 6 meses, pois eu comecei aos 4 meses nos meus filhos. Mas, segundo informações fidedignas, este "atrasar" no começo da introdução das sopas se deve à imaturidade do sistema digestivo dos bebés aos 4 meses.
Ainda se ouve pessoas a contestar esta situação, pois nenhum bebé faleceu por ter comido sopa aos 4 meses. Mas há muitas pessoas a morrer com cancro de estomago, e acredita-se que o início precoce da introdução de alimentos que não o leite é um dos fatores que aumenta a possibilidade de surgir esta doença quando se chega à idade adulta.
Infelizmente não tive conhecimento destes dados atempadamente, pois talvez tivesse tentado fazer as coisas de forma diferente, sobretudo com o meu filho mais novo quando já se falava nesta alteração.
Mas, tal como disse num post anterior, é muito difícil ter leite suficiente congelado para suprir as necessidades do bebé quando começamos a trabalhar, e eu optei por dar a sopa aos 4 meses precisamente por ter esta dificuldade. Ele já tinha quase 5 meses, é certo, pois eu decidi voltar ao trabalho aos 5 meses, mas não é tarefa fácil.
Ser mãe trabalhadora em Portugal não é tarefa fácil!...
Portanto, após a introdução da primeira sopa de legumes, aos 6 meses, ao fim de uma semana inicia a introdução da fruta cozida. Aos 7 meses já pode iniciar a dar a fruta crua.
Mas atenção! Há médicos a aconselhar dar fruta crua logo desde início! O ideal é questionar o médico/pediatra do seu bebé antes de iniciar esta nova fase.
Eis as frutas que pode dar:
  • Banana;
  • Maçã;
  • Pera.
O melhor é deixar a banana para o final, pois é uma fruta de digestão mais difícil. 
Quanto à pera e à maçã, quer cozida quer crua, deve manter a casca, pois é nela que se concentra uma enorme quantidade de vitaminas. Se ao passar pela varinha/liquidificadora/robot de cozinha continuar a ter cascas muito grandes, basta passar pelo coador. Mas atenção! A partir dos 9 meses deve começar a dar alimentos mais granulados para ir preparando o bebé à introdução dos alimentos sólidos, portanto nesta altura já não necessita de coar a fruta. Isto é, no primeiro mês coa metade da fruta e mistura com a outra metade, depois deixa de ter este trabalho e é dar conforme está.

Comentários

Mensagens populares