As primeiras sopinhas do bebé - Os legumes e cereais (parte III)

Esta nova etapa na vida do bebé deve ser acompanhada com  muito amor e paciência, e começa por uma sopa base. Inicialmente comem pouco, por vezes nem chega a ser uma concha de sopa. Mas depois, com o passar do tempo podem chegar às 3 conchas de sopa! Mas o normal é serem apenas duas.
Já existem Médicos/Pediatras a aconselharem a fazer uma sopa base com batata, cenoura e alface. Mas ainda há quem o faça à boa "maneira antiga", como fiz com ambos os meus filhos!
Eis, então, a receita (para uma ou duas doses):

1 batata média
1 cenoura
1/2 cebola

  • Dica 1: Deve começar por uma sopa bem cremosa e guarnecida com um fio de azeite;
  • Dica 2: Se o seu bebé for muito preso dos intestinos, deve ajustar a receita para mais uma batata e apenas 1/2 cenoura;
  • Dica 3: A partir desta base já pode iniciar a introdução de novos legumes sem problemas! Basta, por exemplo, substituir a cenoura por abóbora (um pedaço pequeno), ou a cebola por uma verdura ou aipo, ou até mesmo a batata por 1/2 chuchu ou 1 batata doce! A introdução de novos legumes deve ser feita gradualmente, ou seja, deve usar esse mesmo legume novo introduzido durante 3 ou 4 dias seguidos. Assim o bebé tem tempo de sentir o sabor desse mesmo legume, e terá tempo suficiente para ver qual a sua reação (se gosta ou não, se fica assado ao fazer cocó...).


Comentários

Mensagens populares